Investimento de 8,5 milhões para a construção da nova unidade industrial de preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos
No passado dia 11 de Outubro, foi assinado o contrato para a construção da nova unidade industrial de preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos na sede da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.
Leonel Gouveia, Presidente do Conselho de Administração da Ecobeirão destacou a mais valia deste projeto. "Este investimento no valor de 8,5 milhões de euros, é co-financiado pelo fundo de coesão da União Europeia e vai permitir uma nova unidade industrial que vem equipar este centro com mais uma importante valência. Vem completar um conjunto significativo de equipamentos que são importantes para os resíduos sólidos urbanos". A nova instalação industrial, que será construida no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos de Tondela, vem equipar o sistema de resíduos da região do Planalto Beirão com mais uma importante valência na gestão das cerca de 140 mil toneladas anuais de resíduos urbanos, produzidas num território com mais de 6 mil quilómetros quadrados e com uma população de cerca de 350 mil habitantes.
Esta instalação vai juntar-se às Centrais de Triagem de resíduos de embalagens e de papel/cartão, à Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, ao aterro sanitário e à estação de Tratamento de Lixiviados do Centro de Tratamento de Tondela. A criação desta nova unidade industrial vem dar uma resposta determinante ao problema originado pela chamada fração resto: o conjunto de resíduos não recicláveis que sobram das operações de tratamento e recuperação de recicláveis e que, na ausência de alternativa, são encaminhados para aterro, com impacto no custo suportado pelos utilizadores e com consequências ambientais.